quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Etapas para a intimidade com Deus Culto 05/09/09



 

A intimidade com Deus é algo que devemos procurar diligentemente alcançar, é uma necessidade que temos que saciar. A plena comunhão com o Senhor só é possível quando conseguimos mergulhar fundo no coração de Deus. Essa interação com Jesus é a coisa mais maravilhosa que podemos Ter e passamos por algumas etapas para consegui-las. Essas etapas foram dadas logo no início da humanidade através da revelação gradativa de Deus aos homens que eram tementes ao Senhor.         
1.      Deus se oferece a nós. Gn 3:21 Deus faz vestes de peles após realizar o primeiro sacrificio, para esconder a nudez do homem, símbolo do pecado. O pecado faz separação entre o homem e Deus (Is 59:2), a humanidade tenta sem sucesso chegar a Deus através de vários artifícios, como boas obras, religião, martírios, penitencias, mas, a bíblia diz que há um justo sequer, ninguém é capaz de se justificar, então Jesus, por causa do imenso amor de Deus por nós (Rm 5:8), veio a terra para nos reconciliar com o Pai.
1.1.   O salário do pecado é a morte. Rm 6:23.
A bíblia diz que Adão morreria ao comer o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, ele morreria não porque o fruto em si tivesse alguma coisa maligna , mas porque o homem desobedeceu a Deus, ou seja, pecou.
1.2.   Todos pecaram e carecem da glória de Deus. Rm 3:23
O homem foi criado à imagem e semelhança de Deus, era um ser perfeito criado para Ter comunhão com Ele, então o homem tinha a mesma natureza divina de Deus, tinha a glória de Deus em si. Ao pecar o homem perdeu a glória de Deus e a capacidade de comunicar com o Senhor, a partir de então o homem sem Deus inicia a procura de algo que só pode ser saciado com um encontro real com seu criador.
1.3.   Jesus é caminho, e a verdade, e a vida; ninguém chega ao Pai senão por mim. Jo 14:6
Só através de Jesus é que podemos Ter de volta a comunhão perdida com Deus, só através do sacrifício de Cristo na cruz poderemos nos achegar ao Pai, é através dEle que somos reconciliados com o Pai, porque por nós mesmos não poderíamos voltar à presença de Deus, e qualquer um que se arrependa dos seus maus caminhos pode ser salvo, pois Ele pagou a sentença de morte que nos era imposta na cruz.


2.      Nós nos oferecemos a Deus – Abel Gn 4:4
Abel entendeu o principio de salvação mediante o sacrifício do cordeiro com seu pai Adão e Deus revelou a ele o caminho da oferta, do doar-se a Deus, de dar o melhor para o Senhor.


2.1.   Mudança de vida Rm 12:2
O nosso padrão de vida tem que ser a bíblia e seus preceitos, então temos que viver em novidade de vida, perseguindo o alvo que é Cristo, ser como Ele foi. Provavelmente nunca seremos como Jesus em todos seu atributos, mas Ele é nosso exemplo a ser seguido, ou seja, uma vida sem pecado e isso é possível (1 Jo 1:9).
2.2.   Caráter de Cristo em nós Rm 3:16, Gl 2:20, Cl 1:27.
Em Rm 3:16 vemos que somos santuário do Deus vivo, então Deus está dentro daquele tem Jesus como senhor e salvador, temos que permitir que o Espírito Santo que habita em nós mude nosso viver e que cristo passe a ser nosso caráter e a partir daí podemos dizer como Paulo em Gl 2:20 que ele já não vivia, mas Jesus e em Cl 1:27 Paulo completa que Jesus em nós é esperança da glória para aqueles que não tem Deus no coração.
3.      Nós invocamos à Deus – Enos Gn 4:26
 1. Chamar, implorar o auxílio ou a proteção de. 2. Pedir, suplicar. 3. Alegar, citar a favor. 4. Recorrer a. 5. Evocar, conjurar.
Quando recebemos o amor de Deus e reconhecemos sua grandeza começamos a querer a Ter Deus por perto e a conhece-lo melhor, pedir sua ajuda nos momentos difíceis porque para Deus tudo é possível e nada é impossível ao que crê. Isso fazemos de 2 maneiras.

3.1.   Oração Jr 29:11-14a
É o falar com Deus, o ato de comunhão com o Senhor e podem ser de vários tipos: petição pessoal, intercessão pelos outros, gratidão, confissão de pecados, adoração. É o ato de se dar a conhecer e se expor ao Senhor (Sl 139:23-24).


3.2.   Leitura da Palavra Jo 1:1, 14
Para conhecer a Deus temos ler a bíblia, pois ela diz que Jesus é verbo que se carne, então para conhecer Jesus temos que conhecer sua Palavra. A bíblia diz que a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus (Rm 10:17), isso porque só acreditamos, temos fé em alguém que conhecemos e Deus se conhece pela sua Palavra.


4.      Andar com Deus – Enoque Gn 5:24
Andar com Deus implica de se estar em total dependência com Deus. O Espírito Santo é que nos direciona em todas decisões que temos que tomar, pois a vontade de Deus é boa, agradável e perfeita (Rm 12:2).
4.1.   Viver segundo a Bíblia Sl 119:105
A bíblia é a regra de fé e prática do cristão, nela estão contidos preceitos para todos os aspectos de nossa vida, desde como fazer um negocio até como educar os filhos, passando pela saúde física, emocional e espiritual e todo o necessário para se viver bem com os homens e com Deus.
EU SOU O QUE A BÍBLIA DIZ QUE EU SOU, EU FAÇO O QUE A BÍBLIA DIZ QUE EU POSSO, EU ACHO O QUE A BÍBLIA DIZ QUE EU DEVO PENSAR.


4.2.   Viver pelo Espírito Jo 14:26 16:13
O Espírito Santo orienta o cristão através de uma “voz mansa e suave” (um impulso, “palpite”) que está sempre em harmonia com a Palavra, visando dar orientação de vida. Esta orientação é o testemunho interior, uma forma primária de Deus guiar seus filhos. Você vez por outra diz: “eu acho que isso não vai dar certo...”, ou “eu tenho um palpite de que...”. Se você está em comunhão com Deus e observou que aquela “intuição” está de acordo com a Palavra, então você não teve uma intuição, o Espírito Santo falou a seu espírito. Obedeça, valorize a voz do espírito, e o Senhor continuará a lhe falar coisas mais superiores. É como subir uma escada, degrau a degrau.
5.      Deus revela seu coração Gn 6:9, 11-22, 9:1
É o passo em que Deus se revela a nós de maneira plena e gloriosa, entendemos sua vontade e desejos para minha vida, minha família, igreja, cidade. A comunhão chega ao ponto de se ouvir a voz de Deus de maneira clara e audível, Ele fala conosco como a um amigo, ou filho (Noé, Abraão_ considerado amigo de Deus, Jacó, Moisés _ Deus lhe falava como se fala a um amigo, Davi, Paulo).
Noé – Deus revela seus planos de juízo sobre a humanidade a Noé e o escolhe para através dele encher a terra, por Noé se inicia de novo o plano de Deus para o homem, Deus revela seus projetos e desejos a ele e o coloca ativamente nos seus sonhos.
Abraão - era um homem que andava com Deus, sua vida era totalmente dirigida pelo Senhor, Deus o desafiou a sair da sua casa e partir para um lugar onde ele não conhecia e fez dele uma grande nação, o povo escolhido para ser o povo de Deus. Moisés - ele tinha uma amizade tão grande com Deus que eles se falavam todos os dias, a Palavra de Deus relata que o Senhor falava com ele como a um amigo, ele tinha uma intimidade tal que Moisés teve a liberdade de pedir para ver a glória de Deus.
Ap. Paulo- o nível de conhecimento que Paulo tinha de era tamanho que ele declarou que morrer para ele era lucro, mas vivia para cumprir o maravilhoso projeto que Deus tinha para ele, que era pregar o evangelho em todo mundo. Paulo chegou a ser levado ao 3o Céu, tamanha intimidade com Deus.

Conclusão
            A comunhão íntima e profunda com Deus não é restrita ao grandes homens da bíblia, mas ela é possível a todos que O quiserem buscar, porque é assim que Ele o quer e sua Palavra garante isso (Jr 29:11-14a), basta nós querermos e buscarmos a vida de santidade – pois Deus é santo e também devemos ser -, sem ela não é possível nos aproximar-mos dEle, além de desenvolvermos nossa vida cristã no caráter, na conduta de vida, na oração, leitura da Palavra, na dependência de Deus, com fé e ousadia para cumprir os projetos que Deus nos confiou individualmente e como igreja.
           

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.